FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

 

O SENAI Alto Vale, recebeu na manhã desta quinta-feira, 08 de novembro, representantes da FIESC, de sindicatos patronais, universidades, empresas e poder público.

 

O evento Mundo SENAI está sendo realizado em todo o estado para receber a comunidade e apresentar a estrutura física e operacional, a metodologia de ensino da entidade e as opções em formação na área industrial. A programação em Rio do Sul iniciou com a recepção da diretora, Graziela da Silva Branco, que explicou a composição da FIESC, a história do SENAI, os serviços oferecidos para indústrias e os resultados obtidos com a formação profissional. Ela ressaltou as parcerias com as prefeituras na oferta de cursos em outros municípios da região. “Nosso propósito é inspirar as pessoas para transformar o mundo”, concluiu Graziela.

O vice-presidente da FIESC para o Alto Vale, André Armin Odebrecht, reiterou a importância do evento, dos institutos de pesquisa do SENAI e das parcerias com as empresas. “Esta é uma oportunidade para as indústrias conhecerem o que acontece no SENAI e o que mais elas podem aproveitar no âmbito da educação profissionalizante e tecnológica”, comentou André. O prefeito municipal, José Thomé, também esteve presente. “Os processos inovadores transformam a sociedade e Rio do Sul, como referência na região, precisará se portar diante do novo cenário econômico e político que se desenha”, disse Thomé.

Em seguida, o especialista em Tecnologia, do Instituto SENAI/SC de Inovação, Alex Kuhnen, falou sobre "Oportunidades em Inovação e Indústria 4.0". Ele explicou as ferramentas disponibilizadas pelo SENAI, que podem trazer um diferencial para as indústrias. “Pensamos em tecnologias habilitadoras, novas tecnologias, mas sempre com a responsabilidade de agregar valor às soluções  para que as empresas sejam cada vez mais competitivas”, disse Alex.

O encontro contou ainda com o case "Gestão 4.0 - A Busca Pela Inovação Com Gestão Estratégica de Pessoas", feita por Gunther Faltin, diretor superintendente da Metalúrgica Riosulense. “Nós ouvimos os colaboradores para buscar as soluções internamente. Mas essa postura já vem do senhor João Stramosk. Ele criou uma união, que foi capaz de ajudar a empresa a alcançar um momento muito especial, depois de uma situação difícil”, comentou Gunther.

Após as palestras foi realizado um desfile de moda, das turmas do Vestuário, com reaproveitamento de tecidos doados por empresas da região. Os trajes foram baseados no estilo Rococó, do Século XIX. Os visitantes também conheceram o laboratório de Manutenção Automotiva. As atividades continuam amanhã com workshops, mostra de trabalhos, visitação, Hackaton de Educação e gincana entre alunos. Na segunda-feira, 12, será realizada a palestra “O Cenário Futuro da Moda – O que nos espera”, com Ana Paula Henkel.

   

Atenciosamente,

Debora Claudio - Jornalista 

 

 

 

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rua Prefeito Wenceslau Borini, 2690  Sala 01 – B - Canta Galo ⁞ Rio do Sul ⁞ CEP:  89163-026 ⁞ Telefone: (47) 3521-2870