FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

 

A instituição é a única a oferecer gratuitamente, para trabalhadores da indústria, a conclusão do Ensino Médio junto com um curso profissionalizante.

Quem perdeu o bonde da formação educacional não ficou à deriva. É que o SESI e o SENAI, entidades da FIESC, encontraram uma maneira de atender as necessidades dos trabalhadores das indústrias do Alto Vale através da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com aulas 80% à distância e 20% presenciais.

Em apenas 13 meses as turmas conseguem concluir o Ensino Médio e como bônus se qualificar profissionalmente em cursos como Assistente de Controle e Qualidade, Assistente Administrativo, Montador e Reparador de Computadores, Desenhista de Moda (Parceria com o Sinfiatec). Ou seja, ao final, o aluno sai com dois certificados em mãos.

Nesta semana cerca de 120 trabalhadores de diferentes indústrias da região decidiram dar uma chance ao seu futuro. Três turmas foram recepcionadas em Rio do Sul e Ibirama para as explicações sobre a metodologia utilizada, que leva em consideração os saberes dos alunos. Desta forma, de acordo com bagagem de cada participante, algumas áreas do conhecimento podem ser descartadas do conteúdo.

Entre as empresas que firmaram parceria com o SESI e o SENAI para Educação de Jovens e Adultos estão a Metalúrgica Riosulense e a Pamplona Alimentos. “Hoje a gente sente uma falta muito grande de trabalhadores com conhecimentos técnicos. A pessoa tem dificuldades para trabalhar num torno, num centro de usinagem, que são máquinas com uma certa complexidade. Muitas vezes temos que formar o profissional dentro da empresa. Quem está fazendo os cursos da EJA está se adiantando à essa necessidade e isso é muito importante”, explicou Alexandre Marcondes, analista de Gente Gestão da Metalúrgica Riosulense.

“O Movimento Santa Catarina pela Educação tem duas bandeiras fortes este ano, que é a elevação da escolaridade do trabalhador da indústria, com a meta de até 2024 todos terem o Ensino Médio completo e que todos estejam qualificados em suas funções. Essa modalidade da EJA vem com esse foco. É um trabalho desenvolvido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Estamos contentes com a adesão, mas gostaríamos de ter mais alunos, pois 45% dos trabalhadores ainda não tem a escolaridade básica”, disse Giovane Honorato de Carvalho, diretor executivo do SESI/SENAI Alto Vale.

A EJA está com inscrições gratuitas abertas. Para mais informações ligue (47) 3531-2217.

Fotos: Debora Claudio

 

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rua Prefeito Wenceslau Borini, 2690  Sala 01 – B - Canta Galo ⁞ Rio do Sul ⁞ CEP:  89163-026 ⁞ Telefone: (47) 3521-2870