A FIESC Alto Vale, por meio do SESI, ofereceu para as empresas da região, na manhã desta quinta-feira, 27 de junho, o evento Diálogo Industrial, com a palestra “Como prevenir passivos trabalhistas por insalubridade ou periculosidade”. O encontro aconteceu no auditório do SESI Rio do Sul e as informações foram compartilhadas por Rodrigo Meister de Almeida, perito Judicial na área de Engenharia de Segurança no Tribunal Regional do Trabalho.

Ele mostrou boas práticas na gestão para prevenir esses passivos, falou sobre o cenário no Alto Vale do Itajaí, os principais erros cometidos pelas empresas e como alinhar as ações de Recursos Humanos com Segurança do Trabalho para minimizar ou evitar custos desnecessários. “A gestão de documentos e das proteções do trabalhador, a elaboração de laudos da forma incorreta, recolhimento equivocado de impostos e alíquotas ligados à insalubridade ou à aposentadoria em tempo reduzido, entre outras, são práticas corriqueiras que podem trazer um passivo grande para o empregador”, disse Rodrigo.

A correção destas falhas, explicou ele, também traz um movimento estratégico interessante com ganho de produção, redução na quantidade de horas de afastamentos. “Assim você troca uma conta grande, uma suposta economia momentânea, por algo que você investe um pouquinho para deixar da forma correta e evitar o passivo e ainda por cima aumentar a produtividade”, acrescentou.

Roseane Ferreira Soares, técnica em Segurança do Trabalho, da Vedamotors, anotou várias das orientações do palestrante. “É muito importante a empresa não precisar chegar ao ponto de ter que dar uma advertência ao trabalhador. E para isso é necessário agir antes, com treinamentos, educando para a prevenção. Mas quando se dá uma advertência você também está protegendo a empresa e o próprio trabalhador. Você dá os treinamentos, faz tudo, mas chega uma hora que não há outra solução a não ser aplicar a advertência. É importante ainda fazer de tudo para que não ter que pagar insalubridade, diminuindo o risco dentro do ambiente de trabalho. Poderia ter pelo menos mais duas horas dessa palestra, pois foi muito boa”, afirmou Roseane.

 

CREDITO FOTOS: Debora Claudio

 

 

 

Contato


captcha
Powered by BreezingForms

Localização


Rua Prefeito Wenceslau Borini, 2690  Sala 01 – B - Canta Galo ⁞ Rio do Sul ⁞ CEP:  89163-026 ⁞ Telefone: (47) 3521-2870