FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

 

O SENAI realizou a formatura de 16 Jovens Aprendizes da região de Ituporanga, que participaram do curso através do Programa de Aprendizagem Industrial.  

 

A solenidade de entrega dos certificados de conclusão foi realizada na Unidavi de Ituporanga, na noite de quinta-feira, 08 de agosto, com a presença de amigos e familiares dos estudantes. “Confeccionar roupas era algo que eu sempre tive vontade de aprender. Esse curso é uma oportunidade para procurar trabalho, pois na minha cidade o que mais gera emprego são as confecções. Gostei de aprender a costurar na máquina, conheci muita gente legal e desenvolvi algumas habilidades”, disse Maria Eduarda Leske de Oliveira, 16 anos, de Presidente Nereu.

A mãe dela, Rozicler Leske, estava feliz com a decisão da filha. Ela sabe a importância em buscar alternativas de renda numa cidade pequena. Durante o dia, num período trabalha como servidora pública e no outro atua como Jardineira. “Ela só tem 16 anos e esse é o resultado do seu próprio esforço. Isso é gratificante, é muito orgulho. Quando me falou que ia fazer o curso eu disse: agarre com as duas mãos. Depois, trabalhando numa confecção, poderá aprender outras funções e até estudar para ser estilista”, comentou Rozicler. Além dos aprendizados técnicos, os jovens receberam orientações para o aprimoramento de competências sócio emocionais. “Eles descobriram novas formas de lidar com as pessoas. Eu percebi boas mudanças nela nesse sentido”, concluiu.

A formatura contou com a presença do gerente do Campus da Unidavi em Ituporanga, Jaison Rosa, do corpo técnico do SENAI, e do gerente executivo do SESI/SENAI, Giovane Honorato de Carvalho. “Temos 22 turmas de Aprendizagem Industrial no Alto Vale, com 700 jovens participando. Esse é o primeiro contato com o mundo do trabalho, que envolve além do conhecimento prático, vivências e aprendizados comportamentais como trabalhar em equipe, respeitar normas e hierarquias, entre outras”, explicou Giovane, que também incentivou os jovens a manterem uma rotina de aprendizados por toda a vida.

A primeira empresa a participar do programa, desde 2014, em Ituporanga, foi a Rovitex Indústria e Comércio de Malhas. “Receber esses jovens é uma forma de pais e filhos interagirem, conhecendo a empresa que pode vir a ser o futuro local de trabalho deles também. Cada ano que passa as turmas melhoram muito e vários deles viram nossos funcionários”, disse Rosana de Souza Hilleshein, encarregada de Segundo Turno da Rovitex.

O curso de Confeccionar de Roupas tem duração de um ano e é patrocinado pelas empresas da região, que necessitam de mão de obra qualificada. 

FOTOS: Debora Claudio

 

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rua Prefeito Wenceslau Borini, 2690  Sala 01 – B - Canta Galo ⁞ Rio do Sul ⁞ CEP:  89163-026 ⁞ Telefone: (47) 3521-2870