FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

Compliance, eleições eletrônicas e área exclusiva para atendimento sindical estão entre as iniciativas bem sucedidas das Federações de Indústrias do Sul do país; encontro virtual realizado nesta quarta (9) detalhou as ações.

 

 

 

 

Florianópolis, 9.09.2020 – Mais de 150 executivos de sindicatos industriais filiados às Federações das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), do Paraná (FIEP) e do Rio Grande do Sul (FIERGS) participaram nesta quarta-feira (9) de encontro virtual para compartilhar boas práticas em relação ao desenvolvimento associativo. O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, deu as boas-vindas aos participantes, destacando as frequentes conversas que as três federações vêm mantendo na defesa de interesses em comum.

“Há uma certa semelhança, tanto cultural, quanto no modelo industrial do Sul do Brasil e é fundamental que as nossas federações estejam alinhadas para que a gente possa solicitar o que é justo para a nossa região”, frisou Aguiar. “Essa troca de boas práticas só vem a acrescentar para que possamos ter um  desempenho cada vez melhor e, naquilo que ela precisar, dar respostas à indústria, que é quem nos mantém”, acrescentou. 

Uma das iniciativas apresentadas no encontro foi o Compliance Sindical FIESC. O objetivo é apoiar a implementação de boas práticas de gestão e governança corporativa. O programa desenvolvido em Santa Catarina visa a disseminar o estrito cumprimento das regras, com certificação dos sindicatos com maior nível de compliance (o que inclui recursos como código de ética e de conduta e planejamento estratégico). De acordo com coordenador de Desenvolvimento Associativo, Leonardo Costa, a adesão ao programa é voluntária e a FIESC oferece capacitação.   

Patrícia Manica Ortiz falou sobre a reestruturação da área sindical na Federação do Rio Grande do Sul. Ela é gerente da Unidade de Desenvolvimento Sindical da FIERGS (Unisind), que foi criada em setembro. A iniciativa atende pedido dos sindicatos industriais associados à FIERGS por uma área dedicada e focada em atendê-los. A Unisind vai executar o Programa de Desenvolvimento Sindical (Prosind), para potencializar a atuação sindical e o fomento do associativismo. 

Celio Morais, que integra a equipe jurídica da FIEP, explicou como funciona o sistema de eleição virtual dos sindicatos no Paraná. O Sistema de Eleição Sindical Eletrônica (SIESE) facilita o trâmite eleitoral dos sindicatos e o acesso dos filiados para a votação. O processo eleitoral é acompanhado pela Federação, com sugestão de calendário eleitoral, de acordo com os estatutos, para que ocorra com toda a segurança. O sistema é on-line, com registro em nuvem, sem qualquer tipo de download ou instalação de software. O acesso se dá por meio de login e senha. Os sindicatos podem revisar os estatutos até 31 de outubro para incluir a realização de assembleias virtuais. 


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

 

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rua Prefeito Wenceslau Borini, 2690  Sala 01 – B - Canta Galo ⁞ Rio do Sul ⁞ CEP:  89163-026 ⁞ Telefone: (47) 3521-2870