FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

SINFIATEC CONECTA

 

O estado é responsável atualmente por 26% da produção de vestuário no país, enquanto São Paulo produz 22%.

A cadeia produtiva da moda em Santa Catarina também é a segunda maior geradora de empregos no estado. Os dados foram apresentados por Giuliano Donini, nesta quarta-feira, 26, na sede da Fiesc Alto Vale do Itajaí, em Rio do Sul, durante encontro com empresários associados ao Sinfiatec.

Donini é presidente da Câmara do Desenvolvimento da Indústria Têxtil, Confeccionista, Couro e Calçadista (Câmara da Moda) da FIESC e vem conduzindo diálogos com empresários, desde 2021, nos cinco principais polos produtivos (Blumenau, Jaraguá do Sul, Criciúma, Chapecó e Rio do Sul). “O objetivo é tornar o setor ainda mais pujante. Existe uma expectativa que, com esse esforço, as cadeias se fortaleçam. Nós temos uma cultura têxtil, são muitas as empresas, que até fazem negócios entre si, mas não existem arranjos econômicos estabelecidos”, explicou ele.

Os encontros pretendem aglutinar os pensamentos de cada polo, entender as particularidades, para então chegar a uma agenda única estadual. A maior demanda comum é a falta de mão de obra, principalmente em relação à qualificação para a realidade atual das indústrias.

No Alto Vale, de acordo com o presidente do Sinfiatec, Hemerson May, as prioridades são a construção da nova unidade do Senai, ao lado do Sesi, com a implantação de um laboratório de lavanderia para formação de profissionais e, a necessidade de aumentar a produtividade nas facções, com a oferta de assessoria especializada.

Com as informações em mãos, a Fiesc iniciará agora um grupo de trabalho, formado por um interlocutor de cada polo. O grupo vai interagir com o conselho da Câmara da Moda para criar um plano estratégico, com soluções para as convergências do setor no estado.

 

 

 

 

 

 

Texto e fotos: Debora Claudio

 

 

 #Fiesc

#sindicatosdaindústria

#Sinfiatec #feitonobrasil

 #juntossomosmaisfortes

#valeazul👖

.                                                                                                                                                                                           

.
Sindicato Patronal Textil do Alto Vale do Itajaí́
Rua Prefeito Wenceslau Borini, 2690 – Canta Galo (junto ao SESI)
Rio do Sul SC
📞 (47) 3521-2870

📲 (47) 988497282

🌐 www.sinfiatec.com.br


Conectar Inovar e Evoluir!

 

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rua Prefeito Wenceslau Borini, 2690  Sala 01 – B - Canta Galo ⁞ Rio do Sul ⁞ CEP:  89163-026 ⁞ Telefone: (47) 3521-2870