FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

 

Projeto piloto Blue Lab (ACELERA SINFIATEC) dará destino ao lodo das lavanderias no Alto Vale do Itajaí 

 

Uma parceria entre FIESC, SINFIATEC, SINDICER e SEBRAE possibilitará que as lavanderias da região descartem o lodo resultante de seus processos de maneira sustentável. O lodo fará parte (5%) da matéria-prima usada na fabricação de tijolos, na Cerâmica Princesa, de Rio do Sul, também parceira do projeto. 

Os detalhes finais sobre a logística para entrega do insumo foram discutidos durante uma visita na Cerâmica Princesa, na tarde de segunda-feira, 08. A empresa já utiliza o descarte de uma indústria do setor papeleiro. 

“Hoje, as indústrias precisam mandar os rejeitos para um aterro. Aqui, ele será incorporado na massa de argila, retornando esse material para o processo produtivo. Essa parceria trará muitos ganhos ambientais para o Alto Vale”, disse Sandro Tavares Santos, presidente do Sindicer. 

Participam do projeto Blue Lab a Lavanderia Cristal, Lavanderia e Tinturaria Quality, Voltage Ind. e Com. de Confecções, Lavanderia e Tinturaria Tomazoni e S&A Lavanderia Têxtil. 

“O lodo é um passivo ambiental, cuja destinação hoje tem um custo alto. Não existe nenhum projeto parecido com este no Brasil. Ele vai beneficiar a todos, empresas e comunidade, pois o lodo será usado na construção civil, ao invés de se tornar um problema”, esclareceu Fernando Gusmão, coordenador do Núcleo de Lavanderias do Sinfiatec.  

A ideia de usar o descarte das lavanderias na fabricação de tijolos vem sendo pensada desde 2021. O Instituto Senai de Tecnologia realizou os testes de valoração dos resíduos necessários e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina aprovou o relatório técnico, no final de abril. 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Imprensa

Debora Claudio - Jornalista - (47) 99985-8704


#sindicatopatronal

🌐 www.sinfiatec.com.br

Conectar Inovar e Evoluir!

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rua Prefeito Wenceslau Borini, 2690  Sala 01 – B - Canta Galo ⁞ Rio do Sul ⁞ CEP:  89163-026 ⁞ Telefone: (47) 3521-2870