FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

 A FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina) realizou ontem dia 21/11, em Florianópolis, a quinta edição do Fórum Radar 2024, com o tema Associativismo e Competitividade. O evento contou com sete painéis e palestras abordando questões cruciais para a indústria catarinense.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou a força do associativismo no estado, com 142 sindicatos associados, e mencionou a competitividade da indústria local, embora com desafios, como gargalos logísticos.

Um dos destaques foi a palestra sobre o Custo Brasil, com Rogério Caiuby, que apontou os principais fatores que impactam a competitividade do país, como qualificação da força de trabalho, tributos, infraestrutura, acesso a capital e ambiente jurídico. A complexidade tributária foi especialmente mencionada, com destaque para a possível redução das horas gastas pelas empresas para pagar tributos com a reforma tributária.

No painel sobre Cadeia de Máquinas e Equipamentos, foi discutida a importância do desenvolvimento de fornecedores e da inovação tecnológica, especialmente para pequenas e médias empresas.

O painel Indústria Competitiva trouxe exemplos como a recuperação da Baly, marca catarinense de energéticos, e a adaptação da Zagonel para diversificar produtos e adquirir concorrentes. Ambos mostraram como parcerias estratégicas e inovação são essenciais para a competitividade.

Outro painel discutiu Negócios Sustentáveis e o Papel da Liderança, com Ana Rita Vieira, do Sinduscon Joinville, apresentando práticas sustentáveis no setor imobiliário, e Fernanda Berti, da JBS, falando sobre biotecnologia para enfrentar os desafios alimentares futuros.

O Grupo Fleury foi representado por Patricia Maeda, que detalhou como a tecnologia, como a inteligência artificial, tem melhorado a produtividade e salvado vidas no setor de saúde.

Neivor Cantons, presidente da Aurora Coop, falou sobre o papel das cooperativas no apoio aos pequenos produtores rurais, destacando os investimentos em qualificação e gestão para garantir a continuidade das atividades no campo.

Por fim, Renan Dal Zotto, ex-técnico da seleção de vôlei, fez uma palestra sobre liderança, comparando o alto desempenho no esporte com os desafios enfrentados pelos líderes empresariais. Ele enfatizou a necessidade de adaptação constante e compreensão da equipe para uma boa liderança.

O evento reforçou a importância do associativismo, inovação, sustentabilidade e liderança para o fortalecimento da competitividade da indústria catarinense.

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rua Prefeito Wenceslau Borini, 2690  Sala 01 – B - Canta Galo ⁞ Rio do Sul ⁞ CEP:  89163-026 ⁞ Telefone: (47) 3521-2870 / (47) 99729-0117